Fundo Garagem Educação de financiamento para professores

Financiamento de professores Fev 18, 2021

O problema: zero autonomia e zero recursos para professores investirem em seus alunos


O impacto do professor na vida de um estudante não se limita apenas à sala de aula. Inúmeras pesquisas mostram que o professor é o fator que mais influencia na educação das crianças. Mas não precisamos ir muito longe, a maioria de nós provavelmente já ouviu alguma história incrível de pessoas que tiveram sua vida transformada pela ação de um professor.

Quando um aluno se matricula em uma universidade, é porque lá atrás esse aluno teve o apoio de uma professora. Quando uma cientista inventa algo que a humanidade nunca viu, é porque lá atrás estava um professor. Quando um político desenvolve e apresenta uma lei que melhora a vida de milhões de pessoas, é porque em algum momento estava um professor. Se uma empreendedora cria uma startup que conquista o mundo, é porque houve em algum momento o impacto de um professor.

Os professores são a base para qualquer desenvolvimento que nosso país queira perseguir e isso é óbvio para grande parte de nós.

Hoje temos 2,2 milhões deles na educação básica do Brasil ganhando um piso salarial de R$ 2.886. Este valor representa um salário 25% inferior ao que ganham profissionais de outras áreas e, infelizmente, 29% dos professores precisam fazer bicos para complementar sua renda. Precisamos mudar isso.

É tempo de criarmos soluções que resolvam problemas reais de nossos professores.

Vamos começar com um destes problemas: professores no Brasil não tem autonomia para projetos com suas turmas e, quando tem, não tem nenhum apoio financeiro para tal.

Nas últimas semanas falamos com inúmeros professores e perguntamos: você já usou parte do seu salário para realizar compras ou investir em projetos com seus alunos? Incríveis 100% disseram que sim. Além de ganharem um salário abaixo de outras profissões, eles ainda precisam complementar com recursos próprios o valor para investir na educação de seus alunos.

Uma solução possível: um fundo de investimento para financiar projetos de professores em sala de aula, o Fundo Garagem Educação

Por isso, estamos dando o primeiro passo nesta ideia, lançando o Fundo Garagem Educação.

Nós acreditamos  que todo professor brasileiro deve ter um financiamento garantido para investir em projetos educacionais com autonomia. Esse dinheiro deve ser um adicional ao seu salário e deve permitir que ele possa gastar em projetos de capacitação para si mesmo ou para que realize projetos com suas turmas, tendo autonomia para decidir qual projeto.

E como nosso nome, Garagem Educação, já sugere, nós estamos aqui para experimentar soluções e aprender com as evidências. Por isso, estamos iniciando o primeiro micro-edital do Fundo Garagem Educação: Com um micro-fundo de 5 mil reais, vamos selecionar 5 professores e transferir R$ 1.000 para eles investirem em projetos com seus alunos.

Não vamos dizer aos professores o que eles vão gastar, nem impor limitações nos projetos. Queremos conhecer os professores-empreendedores que precisam de recursos para irem além com suas turmas - ou para deixarem de gastar do próprio bolso. A única contrapartida que teremos é que os professores documentem as implementações feitas com o dinheiro para aprendermos juntos sobre o que funcionar e o que não funcionar. Algumas histórias até podem ser contadas aqui no blog, mas isso vai acontecer apenas se a pessoa escolhida concordar em participar.

Se você é um professor, inscreva-se no link abaixo até 03/Março:

INSCREVA-SE AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf67z4bAFhKWgNSER5g_Rcy1AQUuxsXPuiywOY3xY1vr3FhWA/viewform?usp=sf_link

LEIA O EDITAL AQUI

Passo-a-passo de como vai funcionar

  • 1) Inscrição: Professor inscreve seu projeto educacional até 03/Março (exemplos: pode ser desde comprar um celular para dividir entre a turma, a realizar impressões de uma atividade, a comprar Arduinos para um projeto de programação...)
  • 2) Seleção: Nós vamos ler todas as inscrições e selecionar 5 pessoas baseado nos critérios listados no micro-edital aqui.
  • 3) Implementação: O dinheiro vai ser transferido via PIX ou transferência bancária diretamente para os professores vencedores
  • 4) Acompanhamento: Vamos fazer uma conversa por mês com esses professores via WhatsApp ou telefone para acompanharmos o projeto.

Se você não é professor, nos ajude compartilhando este manifesto.


Ficou com dúvidas? Envie um email para oi@garagemeducação.com

Quer se aproximar da iniciativa ou conversar a respeito? Envie uma mensagem para nós nos contatos abaixo deste post por twitter ou linkedin.

Tópicos

Amaral Medeiros

Junto com Tiago Maluta

Empreendedor @ ChatClass, acelerada por Google / Facebook e com 400 mil alunos em 🇧🇷 🇩🇪. Co-autor de livro de Stanford sobre ensino de coding, Ex-Líder Transfor. Digital @ Instituto Ayrton Senna

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.